COLABORE COM A APAE

Banco do Brasil Agência: 2501-1 C/C 4489-X VIACREDI Agência: 0115-5 C/C 253.449-5

quarta-feira, 13 de março de 2013

APAE DE PRESIDENTE GETÚLIO PRIORIZA A PREVENÇÃO

No dia 13 de março de 2013, a secretária Municipal de Educação Sra. Oriana Fillagranna organizou uma reunião com Diretores de toda rede municipal de ensino, juntamente com o diretor Alexandro Suchara e equipe técnica da APAE, para apresentação do projeto “Acompanhamento  do Desenvolvimento Infantil nos Centros de Educação Infantil (CEIS) no Município de Presidente Getúlio”. Este tem como objetivo geral avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 4 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) no município de Presidente Getúlio.
A equipe técnica da APAE é composta por Arlete Avi Pereira (Orientadora Pedagógica), Elenita Bona (Fonoaudióloga), Dr. Geraldo Webber dos Santos (Pediatra), Dr. Jaques Essig (Neurologista), Jaci Alves Cabral  (Psicóloga), Jussara de Andrade  (Fisioterapeuta), Susana da Cunha dos Santos  (Assistente Social), Talita Ferreira Gonçalves  (Terapeuta Ocupacional).
Um dos principais objetivos da Escola Especial Flor da Esperança - APAE de Presidente Getúlio é a prevenção de deficiências, onde a maioria delas poderiam ser evitadas com as ações preventivas, que visam eliminar ou reduzir as situações de risco, como também a identificação e intervenção precoce das deficiências. Este trabalho ocorre na sala de estimulação essencial, proporcionando um ambiente favorável para a criança atingir o pleno desenvolvimento de suas capacidades. Este trabalho deve ser realizado do nascimento aos 4 anos de vida, período em que ocorre o desenvolvimento básico da criança.
Esclarecemos que a criança que frequenta esta sala, não quer dizer que ela tenha deficiência intelectual/mental, e sim um possível atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Sendo assim, é de extrema importância que este trabalho seja iniciado nos CEIs, com crianças de 0 a 4 anos, ressaltando que a infância é o período da vida no qual a preocupação com o desenvolvimento deve ser prioritária.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário