COLABORE COM A APAE

Banco do Brasil Agência: 2501-1 C/C 4489-X VIACREDI Agência: 0115-5 C/C 253.449-5

terça-feira, 25 de março de 2014

Federação das Apaes lança sistema informatizado de cadastro on-line dos alunos

A Federação das Apaes de Santa Catarina, em parceria com a Assembleia Legislativa através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu nesta terça (25), no Plenarinho Paulo Stuart Wright, o Seminário de Operacionalização do Instrumental Técnico dos Assistentes Sociais das Apaes de Santa Catarina.
O seminário está sendo realizado para o lançamento do sistema informatizado de cadastro on-line dos alunos e das famílias atendidas pelas Apaes do estado. O sistema, inédito no Brasil, é uma ferramenta para o acompanhamento dos alunos e suas condições familiares. De acordo com o presidente da Federação das Apaes de Santa Catariana, Julio Cesar de Aguiar, com esse cadastro será possível traçar um plano de vida individualizado para os atendidos. "Conhecendo a realidade deles podemos nos aproximar ainda mais. Onde queremos estar? Quanto tempo e quais tratamentos estão sendo oferecidos? Como vive a família? São respostas que serão fornecidas pelo sistema que pode ser atualizado à medida que as mudanças acontecem", destacou Aguiar.
A ideia do sistema vem sendo desenvolvida desde 2012 e deverá servir às assistentes sociais como uma ferramenta para identificar, planejar e encaminhar o atendimento mais adequado para os alunos, além de esclarecer sobre os direitos sociais das suas famílias.
Para a coordenadora estadual de assistência social, Danielle Cristina Zanella Radke, este é um grande sonho que se torna realidade. "Essa ferramenta vai trazer benefícios não só para os alunos, mas também vai auxiliar nossos profissionais a elaborarem melhor as sistemáticas de trabalho", acena Danielle. A coordenadora também destacou na sua palestra a importância de se conhecer a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais como ferramenta auxiliar ao sistema que está sendo lançado. "Pela tipificação é possível organizar melhor os serviços prestados para se elaborar o plano de ação, que é o que organiza a vida do aluno na instituição", esclareceu.
O deputado José Nei Alberton Ascari (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a parceria com a Federação das Apaes para a realização do seminário: "O grande propósito dessa comissão é firmar parcerias que possam resultar em ações concretas. É função dessa casa promover o debate, e interagindo com uma entidade respeitável e com grande credibilidade como a APAE estamos nos preparando para discutir e propor leis em sintonia com a sociedade", ressaltou o deputado.
O seminário também contou com a participação de Alice Kuerten, do Instituto Guga Kuerten, que fez uma reflexão dos trabalhos de Assistência das Apaes em Santa Catarina. Ela destacou tanto a importância de se repensar o papel do assistente social na articulação entre funções e serviços, quanto do novo sistema para moldar um novo processo de trabalho nessas instituições.

Seminário das APAEs de Santa Catarina. Foto: Fábio Queiroz / Agência AL


Falhas no cadastro
Também foram apresentadas as principais dificuldades encontradas no cadastro de pessoas que recebem o benefício concedido pela Lei Estadual 16.063/13. Jutuí Fernando de Souza, da Secretaria de Estado da Administração, apontou que o cadastro apresenta muitas falhas como preenchimento incompleto ou equivocado. "Por se tratar de uma pensão vitalícia é importante que os beneficiários sejam corretamente orientados no recadastramento que é anual e ocorre sempre na data do aniversário do pensionista", alertou.
Ao final do seminário, de acordo com o presidente da federação, todas as assistentes sociais já sairão com login e senha para acessar o sistema. A Apae de Santa Catarina atende hoje 18 mil famílias em 190 unidades distribuídas no estado e tem como principais parceiros o Governo de Santa Catarina e suas instituições, além do SUS, nacionalmente.

Lucio Baggio
Agência AL
 
Fonte: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/apae-lanca-sistema-informatizado-de-cadastro-on-line-dos-alunos#!prettyPhoto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário