COLABORE COM A APAE

Banco do Brasil Agência: 2501-1 C/C 4489-X VIACREDI Agência: 0115-5 C/C 253.449-5

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Feito Por Nós....

ARTISTAS MOSTRAM SEU POTENCIAL NA CONFECÇÃO DE TRABALHOS MANUAIS

Feito por nós! Esse é o sentimento dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Presidente Getúlio).  A ocasião é a Páscoa. E, que tal unir este momento com a arte? Este foi o pensamento dos professores da APAE independente de religião e, o resultado foi surpreendente.  Aqui a Páscoa é criada e vivenciada pelos alunos de acordo com suas experiências e habilidades. Assim, cada trabalho é único e merecedor de elogios.
      O orgulho de começar e terminar um trabalho oferece aos alunos um brilho todo especial.  Nesse processo, a arte vai além de belos trabalhos. Ela possibilita significar cada passo do que está sendo feito, aliado a experiência de vida de cada um. A arte abre espaço para ampliar o conhecimento e as habilidades dos alunos, despertando neles um maior interesse pela vida.
      A satisfação dos alunos aumenta em cada peça produzida. Tudo é escolhido por eles com muita dedicação. Todo esse envolvimento com a arte, pode desenvolver  neles muitos sentimentos, dentre eles, o da utilidade.
Tapetes, pinturas em casquinhas, guirlandas, caixas decoradas, bolachas  e uma série de artigos manuais são produzidos diariamente pelos alunos que freqüentam a oficina de artesanato.  No momento, o grupo está desenvolvendo diversos produtos com motivos de páscoa.  São centenas de  casquinhas e cestinhas, que recebem o acabamento das professoras Nádia Regina Gehrke e Monica Kloth Poffo. Participam da oficina 25 alunos, com idade entre 14 e 58 anos, divididos nos turnos matutino e vespertino.
Durante as aulas, além das atividades manuais, eles aprendem noções de cidadania e também  são instruídos através da parte pedagógica. Saber nome, endereço, reconhecer as cédulas de dinheiro, transmissão de recados, responsabilidade, educação sexual e utilização de documentos também faz parte do cotidiano deles.
      A presidente da Apae Oriana Fillagranna assumiu a Associação dia 01 de janeiro deste ano. “Para mim foi e está  sendo uma honra. Fui professora aqui há 20 anos e a Apae foi uma faculdade de vida.  Essas crianças tem muito mais pra ensinar, do que nós a eles,” enfatiza Oriana.
      São 25 alunos, com idade entre 14 e 58 anos, que participam da oficina de artesanato nos turnos matutino e vespertino. Para eles, tudo é uma conquista desde, a confecção dos produtos até a sua venda. Assim, todo o trabalho produzido pela equipe é vendido, e a renda é utilizada para viagens, lanches e artigos de loja popular. “Eles confeccionam os artesanatos felizes, uma vez que o dinheiro vai se transformar em diversão” complementa a diretora Ivanir Terezinha Dal Ponte.
      Os artigos de Páscoa produzidos pelos alunos podem ser encontrados em lojas e supermercados de Presidente Getúlio ou na própria Apae. O preço das cestas  varia de R$ 4,00 a R$ 8,00.
      Hoje 110 alunos dos municípios de Presidente Getúlio, Ibirama e Dona Emma estão matriculados na APAE. Além dos trabalhos manuais os alunos possuem aulas de informática e atividades esportivas com destaque nacional.
      “... postura inclusiva não é aquela que desconsidera as diferenças, ou faz de conta que todos somos iguais, mas, ao contrário, aquela que pressupões que é a partir das diferenças que poderemos construir um universo mais rico de aprendizagem e de produção da vida sociocultural” (Martins, 2002:38).




Nenhum comentário:

Postar um comentário